XX – Tattvajñanarthadarshanam – ter em vista o propósito do conhecimento da Verdade
- camilareitz
- 28 de mar.
- 1 min de leitura

O conhecimento básico necessário a ser descoberto na vida é o conhecimento do que de fato existe, o que é real, o que é fundamental. O que é buscado é o conhecimento da Verdade, o conhecimento do Ser.
Os quatros objetivos humanos na vida são:
🡪 dharma – padrões éticos
🡪 artha – segurança
🡪 kama – prazeres
🡪 moksha – liberação
O autoconhecimento só é necessário para o propósito de MOKSHA. O ser humano torna-se um buscador de liberação. Liberação que é descoberta no conhecimento da Verdade de sua origem.
O conhecimento é o único meio para a liberdade.
Se eu for por natureza limitado, não posso ter liberação, não me liberto da limitação que me pertence.
A busca pela liberação torna-se uma busca pelo conhecimento quando eu sou ignorante. O autoconhecimento é o conhecimento buscado, que também pode ser chamado de conhecimento da verdade.O valor dos valores diário, o verdadeiro Santo
Eu, ilimitado, sou a única coisa segura. Sei que Eu, realidade não-dual do Criador, criação e indivíduo, sou a Plenitude absoluta que não conhece ganho ou perda.
O propósito principal dos valores, falados por Sri Krishna a Arjuna, é a preparação da mente para o autoconhecimento, a compreensão total do valor por estes vinte valores, conduzindo a atitudes do mais alto valor pessoal. Esses valores abençoam, de modo imparcial, tornando mais eficaz a mente tanto daquele que luta por segurança e prazer como daquele que deseja conhecimento como meio de liberação e que, tendo percebido a futilidade de meios e fins limitados, busca o autoconhecimento através do estudo de Vedanta.
Comentários